quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CID FEIJÓ SAMPAIO

Morreu na madrugada desta quinta-feira (30/09/2010) no Recife (PE), aos 99 anos, o ex-governador de Pernambuco Cid Sampaio. Segundo a assessoria de imprensa do Real Hospital Português de Beneficência, o corpo de Sampaio foi encaminhado, às 6h30, ao cemitério Morada da Vida, em Paulista (PE), onde será velado.

Cid Feijó Sampaio nasceu no Recife, no dia 7 de dezembro de 1910. Engenheiro formado e usineiro iniciou sua vida política através da União Democrática Nacional (UDN), partido pelo qual disputou e venceu as eleições para o governo de Pernambuco em 1958, tendo o apoio de Luís Carlos Prestes e Gregório Bezerra, ambos do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Exerceu o cargo de governador entre 1959 e 1962.

Após o golpe militar de 1964, Cid Sampaio filiou-se à ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e foi eleito deputado federal por Pernambuco em 1967. Em 1978, disputou as eleições para o senado por uma sub-legenda da ARENA, porém não se elegeu. Em 1982, integrando a chapa do PMDB tentou novamente, mas não conseguiu se eleger. Com a morte de Nilo Coelho, em 9 de novembro, Cid Sampaio, assumiu a vaga no senado, ficando até o final do mandato, em 1987.

Como governador, desenvolveu uma campanha em todo o Estado para aumentar a arrecadação de impostos e inibir a sonegação. Notas fiscais eram trocadas por papéis da Coperbo, uma indústria de borracha sintética instalada no Cabo de Santo Agostinho na Região Metropolitana do Recife. A estatal, criada por Cid Sampaio, foi vendida à Petrobrás. Dirigiu várias entidades representativas de empresários pernambucanos, sendo presidente da Federação das Indústrias e do Sindicato das Indústrias de Açúcar de Pernambuco.

Foi presidente da seção Pernambuco da UDN e um dos controladores no Estado de partidos como PL (Partido Liberal) e o PDC (Partido Democrata Cristão).
 
fonte: ALEPE

Um comentário:

Antonio Cícero da Silva(Águia) disse...

Do meu ponto de vista, o Cid Sampaio, foi um dos melhores parlamentares que já tivemos. Mesmo com a idade já avançada, mas é para nós uma grande perca, por ser o Cid, um grande marco da política regional e brasileira... e agora, está com Deus, que descanse em paz...