quarta-feira, 6 de abril de 2011

JABOATÃO TERÁ A SUA FEIRA LITERÁRIA

           Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes - Jaboatão dos Guararapes / PE



Jaboatão dos Guararapes anuncia a realização da I Feira Literária de Jaboatão dos Guararapes, FLIGUARA. Será realizada no período de 28/04 à 01/05, no Parque Histórico Nacional dos Guararapes. A referida Feira fará parte da extensa programação da Festa Cultural da Pitomba de 2011. Dentre as novidades programadas para Feira Literária - Fliguara teremos: Oficinas (Poesia, Conto e Crônica), paletras, mesa redonda, bate papo literário, recitais, exposição e feira de livros das principais editoras do estado. Estão sendo contactados vários escritores que farão parte da programação da Fliguara, entre eles, Ariano Suassuna, Raimundo Carrero, Juareiz Correya, Douglas Menezes, Miró, Antonio Campos, Marcus Accioly, Jessié Quirino, entre outros. Várias temáticas serão abordadas, algumas já podemos adiantar como o centenário de nascimento do poeta Benedito da Cunha Melo, arte e cultura para todos, a poesia pernambucana, a importância do Conselho de Cultura e a discussão sobre a fundação da Academia Jaboatanense de Letras. A Produção Executiva da Fliguara será da Secretaria de Desenvolvimento Social/Bagaço, a Coordenação ficará a cargo da Secretaria Executiva de Cultura e Eventos e tendo como Curadores o poeta Natanael Lima Jr, Prof. Nildo Barbosa e a Diretora de Cultura Celinha Varejão. Em breve comunicaremos a todos a programação definitiva da Fliguara/2011.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ACL VISITA FAMÍLIA DO POETA THEO SILVA


                        Iede, neta de Theo Silva, ladeada por Theo Filho e Frederico Menezes



              Theo, filho do poeta THEO SILVA 

Frederico Menezes, Jairo Lima e Antonino Oliveira Júnior, membros da Academia Cabense de Letras, visitaram, neste sábado, 2 de abril, a família do grande poeta Theo Silva, um doa patronoa da Academia. No bairro de Jardim São Paulo, o grupo foi recebido pela família de Theo Silva Filho, que colocou-se à disposição da Academia no que for preciso para que se concretize o resgate de importantes figuras do universo literário do Cabo de Santo Agostinho.

No mês de maio, a Academia Cabense de Letras deve homenagear o THEO SILVA, que é um dos seus Patronos, dentro do Projeto Sexta de Letras na sua versão 2011, que acontece na Câmara de Vereadores, sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

O encontro aconteceu na residência de Theo Filho, com toda a família reunida, por toda a manhã do sábado. No final, a família cedeu alguns documentos do poeta Theo Silva e fotos, que serão usados no livro sobre a Obra do poeta, a ser editado e lançado pela Academia Cabense de Letras.

Além de confirmarem presença no dia da homenagem a THEO SILVA, Theo Filho e familiares deixaram claro a intenção de retribuirem a visita dos acadêmicos, inclusive, para conhecerem a Praça que leva o nome do grande poeta THEO SILVA, que faleceu aos 42 anos de idade, em acidente de trem, na cidade de Carpina.